Pages

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Gelatina - Uma grande amiga!


Olaa,


Quando falamos em dieta e sobremesa, a gelatina vem sempre em primeiro lugar.
Refrescante, saborosa, hipocalórica, ela mata aquela vontade louca de comer doce e guloseimas. Ainda por cima com ótimo valor e fácil preparação.
E digo o mais, quem pensa que ela deve ser inserida apenas no cardápio das pessoas que estão preocupadas com o ponteiro da balança, estão muito enganadas!
Os benefícios são mais do que a gente imagina.

Aquele pozinho é composto praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Do indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para se ter idéia, a gelatina possui nove deles, deixando a desejar apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Consumindo regularmente, ela ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides, e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Promove também uma maior resistência física, reduz a inflamação das articulações, tonifica o corpo e a pele, melhora a digestão, estimula o crescimento muscular, fortalece os vasos saguíneos, desintoxica o corpo aos desportistas e estimula o sistema imunológico. Colabora também com a manutenção da juventude, deixando cabelo, unha e pele mais bonitos. Ainda não está convencido do poder da gelatina.

Além de tudo isso ela pode ser usada em diferentes momentos na mesa, pelo fato de ser fácil converter para a forma sólida e liquida com o aquecimento. Então essa facilidade favorece para fazer ou acompanhar sobremesas como goma, caramelos, iogurtes, mousses, tortas, bolos e sorvetes.
Por ser colorida e fácil de fazer ela pode dar um charme todo especial, se adaptando a diferentes formas de travessas e tigelas.

Temos também uma segunda opção, que é a gelatina em capsula.
Facilmente encontramos em farmácias especializadas as gelatinas em capsulas. Elas apresentam os mesmos benefícios da gelatina em pó, porém,  a versão em capsula é mais eficiente para a formação de colágeno por ser pura e sem adição de açúcar e corante. A absorção da gelatina em pó é em maior velocidade. A desvantagem da encapsulada é que para se obter 10g (dose mínima diária) é necessária a ingestão de 20 capsulas enquanto a em pó a mesma quantidade conseguimos com uma colher de sobremesa.
























Dica: Adicione maçã, morango, pêssego ou abacaxi aos pedaços na água quente, antes de fazer a gelatina, é uma forma de tornar a gelatina ainda mais nutritiva.




Não existe contra indicação, mais os diabéticos devem manter atenção e consumir preferencialmente a versão diet.


Bora correr e encher nossa geladeira com gelatinas e frutas pessoal!!

Beijão, boa quinta feira a todos!

5 comentários:

  1. aen que delicia!!!! tudo que envolve gelatina eu gosto, eu morro de vontade de fazer aquele bolo de gelatina o famoso arco-iris rs qualquer dia tomo coragem e faço.

    beijos flor!
    http://tipomoderninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoooorei, amu gelatina. vou tentar alguma dessas ideias, porque sou desastre na cozinha kkkk.

    Bju :*

    artemylle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu aprendi a gostar da gelatina, agora viciei! rsrs
    Nem sabia que ela era tãooo boa assim! rsrs


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mari, eu adoro comer gelatina principalmente no verão.
    E quando tem um creme de leite então, aí que mora o perigo. rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Meuri,
    Somos duas ..
    Confesso que sou meio preguiçosa com a cozinha, tenho que estar bem empolgada.
    Mas também quero fazer o arco iris rsrs

    Beijãoo


    Emille,
    Gelatina é facinho ..
    Boa sorte e boas idéia!!!
    Bjss


    Fe,
    Eu também não era muito fã, sempre achei meio sem graça.
    Mas com fruta fica MARA!!!
    Bjsss


    Ro,
    Com creme de leite é o máximo mesmo.
    Um dos meus jeitos preferidos!! rsrs
    bjoss

    ResponderExcluir