Pages

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O desafio da caminhada


Até o momento eu não conheço nenhum exercício mais simples, mais comum e fácil do que a caminhada.

 E não existe desculpas para praticá-la. Você mesmo decide entre freqüentar uma academia ou praticar ao ar livre, você escolhe o melhor horário e não tem restrição de idade.








Uma pessoa sedentária (que não pratica absolutamente nada) 10 minutos pelo menos de caminhada por uma semana já provoca efeitos positivos e até perceptíveis ao corpo.

Segundo estudos, a caminhada  melhora a circulação, faz o pulmão trabalhar mais, elimina a osteoporose, ajuda a afastar a depressão, aumenta a sensação de bem estar, deixa o cérebro mais saudável, diminui o sono, mantém o peso em equilíbrio e emagrece,  controla a vontade de comer fora de hora, protege contra derrames e infartos, ajuda a controlar a diabetes e se for continuar vou ficar horas e horas só com conteúdo de vantagens sobre esse simples exercício. Não é a toa que é indicada por 100% dos cardiologistas.








Para não termos malefícios, assim como qualquer outro exercício devemos prestar atenção e corrigir sempre a postura.

A CABEÇA deve permanecer reta, alinhada com a coluna, mantendo o queixo paralelo ao chão para evitar pressões e dores no pescoço,

OS OMBROS precisam ficar para trás para que não tencionem os músculos do pescoço.

OS BRAÇOS acompanham o movimento com os cotovelos flexionados a 90 graus para evitar que as mãos inchem.

A BARRIGA para que seja trabalhada precisa estar bem contraída como se quisesse encostar o umbigo nas costas. Assim você melhora a postura e trabalha toda a região.

OS PÉS precisam ser apoiados primeiro com o calcanhar no chão e então desenrolar o restante. O tamanho dos passos não deve ser muito curto e nem muito longo. Dê passos macios, para não machucar os ossos da canela.

Para evitar lesões é necessário tanto antes quanto depois fazer alongamentos para que diminua o risco de câimbras, aumenta a flexibilidade e diminui também o ácido lático nos músculos o exercício que é o que geralmente causa dor.








Dicas e cuidados

NUNCA caminhe em jejum, embora muitas pessoas fazem dessa prática ela não é certa. Se for caminha pelo inicio da manhã coma uma fruta, tome um suco ou uma barra de cereais e quando voltar toma um café mais completo.

Beba água antes, durante e depois. Pelo menos um copo a cada 20 minutos segundo fontes médicas.
Use roupas leves e um tênis confortável  com amortecimento.

Evite o sol forte, mais caso não tenha jeito Use boné, chapéu, e abuse do filtro solar no corpo todo (em dias nublados também)

Respire o mais natural possível, pelo nariz e aspirando pela boca, pois o nariz aquece, filtra e umedece o ar. Ao respirarmos só pela boca isso não acontece.

Quando estiver acostumada, NÃO SE ACOMODE. Você pode intensificar andando um pouco mais rápido, inclinando a esteira ou incluindo subidas no seu trajeto e aumentando o tempo do exercício.



Que tal começar já?



Sua saúde e seu corpo agradecerão!!!!!!!!!!!!!!






Ps* Ontem não postei nada porque devidos as chuvas fortes que estão acontecendo tive problema com minha internet e computador, então a postagem de PRÉ CASAMENTO decidi deixar pra semana que vem para que não fique muito espremido e muita coisa já que faço postagens diárias)


Beijos
Mari






4 comentários:

  1. Oi Mari!!
    Que ótimas dicas eu preciso praticar a caminhada me sinto sedentária mais co o ritmo de vida agitado é bem difícil eu conseguir tempo para esse desejo!!
    Beijos adorei a postagem!

    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso das caminhadas urgente!!!
    Esta na minha lista de metas para esse ano o exercício, pois estou travando geral...sua postagem deu mais uma animada!
    Ah, quanto as corujinhas, ou qualquer outro trabalho meu que queira adquirir, entre em contato por e-mail que te passo o orçamento ok?
    ludamiano@yahoo.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil como vai?
    Olha se vc conseguir pelo menos dar uma volta ao quarteirão 3 vezes na semana já é bem válido viu.
    Se conseguir realizar esse desejo me conta depois.
    Aliás, transforme esse desejo em meta que você consegue!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Luu ...
    Bora realizar então ..
    Se a gente não faz o nosso tempo a gente perde muita coisa!
    Vamos animar e caminhar!!!!!!!
    Vou querer saber das corujinhas sim!!!
    Beijãoo

    ResponderExcluir